sábado, 11 de janeiro de 2014

Rush – No Limite da Razão

Hoje resolvi assistir Rush – No Limite da Razão, filme de 2013 é baseado em fatos reais conta a história dos pilotos de Fórmula 1 Niki Lauda e James Hunt durante a disputa do grande prêmio de F1 de 1976 onde Niki era piloto da Ferrari e James piloto da Mclaren.
O filme mostra que a rivalidade entre Niki e James começou quando os dois ainda eram pilotos de F3, Niki era conhecido como “rato”, vive de forma disciplinada, e, meticulosamente planejava cada movimento, como o treino intensivo, noites bem-dormidas e até controle de felicidade. Hunt, um louco e ‘bon vivant’, conhecido pela ousadia nas pistas e na vida. Boêmio assumido, promovia orgias e festas regadas à álcool e drogas. Em seu macacão, exibia um selo com dizeres “Sexo: o café da manhã dos campeões”. Lauda era mestre em ajustar o carro, Hunt em ir até o limite do possível e impossível na pista.
Nunca tinha ouvido falar em Niki Lauda ou James Hunt até assistir o filme, sou de Ayrton Senna pra cá deixei de acompanhar F! depois da morte deste e no dia que tentei voltar a assistir me deparei com Rubens Barrichelo freando o carro na frente da bandeira quadriculada pra deixar Schumacher passar então parei de vez, mas assistindo Runh tive vontade de ser nascida em 1976 só pra acompanhar o campeonato, era disputa de verdade, do tipo que vença o melhor e não essa “trapaça de equipe” que existe hoje, de outro lado dá pra ver o quanto a F1 evoluiu, no filme é dito que todo ano dois pilotos de F1 morre, estatística totalmente fora da realidade atual (amém) e da pra dizer que a F1 era arcaica comparada com a de hoje.
O filme tem uma passagem pelo GP do Brasil e mostra um monte de passistas sambando na pista antes da largada (vergonha alheia) e menciona o fato de que James Hunt conseguiu a vaga na Mclaren depois que o brasileiro Emerson Fitipalde “largou a equipe do nada”.
Me emocionei assistindo as corridas, tem momentos que você é transportado pra dentro do carro, a narrativa final em que Niki conta o que aconteceu na vida de James depois que este venceu o campeonato de 76 é pra lá de emocionante, nesta narrativa final aparece fotos dos verdadeiros Niki Lauda ou James Hunt e deu pra ver o quanto Daniel Bruhl e Chris Hemsworth ficaram incrivelmente parecidos com os verdadeiros pilotos, especialmente Daniel que teve uma interpretação maravilhosa, não sei se foi mas deveria ter sido indicado ao prêmio de melhor ator em uma das muitas premiações da categoria.
Recomendo muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário