sábado, 3 de março de 2012

A Vida da Gente mesmo!

Foi lindo, mais acabou!
Infelizmente ontem (02) chegou ao fim a novela mais bem escrita que eu já assisti, A VIDA DA GENTE.
 Trama estreante em novelas Lícia Manso, mostrou que a teledramaturgia está precisando (e muito) de novos autores, com novas histórias e outros pontos de vista.
O nome da trama fez jus a uma história sem vilões, com personagens que existem (ou possíveis de existir), com os quais o telespectador se identifica e dialoga. Aliás, o dialogo regeu toda a trama, com um grande diferencial, não eram apenas dois ou mais personagens conversando, eles conversavam com o público, se emocionavam e principalmente nos emocionando.
Nem sei dizer quantas vezes chorei assistindo essa novela, que já está me deixando morrendo de saudades.
Li uma entrevista do diretor Jayme Monjardim na qual ele considerou a cena do acidente que deixou Ana em coma a melhor da novela, mas eu elegeria entre tantas a que Manuela flagrou Ana e Rodrigo aos beijos. Marjorie conseguiu fazer o público sentir toda a dor que Manu estava sentindo naquela hora, foi perfeita.
Por falar em cenas também não posso fazer menção a cena em que Nanda revela a Francisco, sem dialogo, que Lui morreu. A cena em que Nanda depões no julgamento em Lourenço disputava com Jonas a paternidade de Francisco; Quando Ana despertou do coma; quando Lúcio terminou o namoro com Ana (nas duas ocasiões); Sofia vencendo seu primeiro torneio de tênis; O “acerto de contas” entre Manu e Ana, os e-mails de despedida trocados por Ana e Rodrigo no último capítulo...
 E o elenco? Todos impecáveis! Fernanda Vasconcellos chora como ninguém, Rafael Cardoso cresceu e apareceu, Thiago Lacerda (amo!) fez o melhor personagem de sua carreira na TV, Stephany Britto voltou contudo, Ana Beatriz Nogueira outra vez deu show, Maria Eduarda, Victor Navega Mota, Nicete Bruno, Stênio Garcia, Leona Cavalli, Leonardo Medeiros, Gisele Fróes, a mirim e perfeita Jesuela Moro e ela: MARJORIE ESTIANO, esta merece arrastar todos os prêmios de melhor atriz do ano!
No entanto, o grande protagonista da trama não foi nenhum desses personagens, para Jayme Monjardim o protagonista foi o texto, discordo do diretor. O texto foi um baita diferencial sobre qualquer outra trama já exibida na TV, mas o protagonista pra mim foi  o TEMPO!
 O tempo era o tema das fotos da abertura, da trilha sonora, do enredo, a novela falava do tempo que cura, que mostra, que apaga, amadurece, ensina, resolve...
Foi a ele que Iná ergueu um brinde no último capítulo “Quem teve o privilégio de viver muito sabe que o tempo é um mestre muito caprichoso. Às vezes, as suas lições são tão repentinas que quase nos afogam; outras vezes, elas se depositam devagar, como um conta-gotas, diante da avidez das nossas perguntas. E, por isso, quem teve o privilégio de viver muito tempo, como tantos amigos aqui do nosso baile, aprende a olhar com serenidade o turbilhão da vida. Amores ardentes se extiguem, urgências se acalmam, passos ágeis ralentam, enfim… tudo muda. Muda o amor, mudam as pessoas, muda a família. Só o tempo permanece do mesmo modo, sempre passando. E é por isso que eu queria, essa noite, erguer um brinde a ele, que esculpiu no meu rosto e na minha alma, a sua marca, da qual eu tanto me orgulho. Então… ao tempo!”
A Vida da Gente teve uma curiosidade,ao contrário de sua antecessora, Cordel Encantado, não foi um sucesso de ibope, o último capítulo, por exemplo,marcou apenas 24 pontos, no entanto a trama foi um sucesso de público e crítica, até quem não tem o hábito de ver novelas parou para acompanhar os enlaces da história, a explicação para esse contracenso me parece obvia: a sociedade moderna não tem mais tempo de ver TV, especialmente no horário das 18h, certa vez li alguém dizer que só dois tipos de pessoas vem novelas das 18h, os desempregados e as donas de casa enquanto fazem o jantar.
Pois bem, eu, e tenho certeza que o grande público que acompanhou a novela, viu tudo pela internet, porque não estava em casa ou não conseguiam parar para assistir no momento em que a trama ia ao ar (ontem só consegui chegar em casa no momento em que a última cena estava indo ao ar, só pude assistir hoje!), a maior prova disso é que ao contrário do ibope o site da trama bateu recordes e mais recordes de visitas.
A Vida da Gente fez um estrondoso sucesso na nova mídia brasileira, a virtual, nos dias de hoje ibope não serve de parâmetro pra quase nada!
Não pensei que fosse possível alguma novela tirar minha preferência por Cordel Encantado como melhor novela de 2011, mas A Vida da Gente conseguiu e com louvor!
Vou morrer de saudades...não, não vai embora...

Um comentário:

  1. Concordo contigo em tudo menos achar que foi o melhor personagem de T.Lacerda, mas ele foi bem também
    Realmente uma novela diferenciada

    ResponderExcluir