quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Droga vicia por ser boa por isso é droga!

 As drogas já fazem parte do cotidiano dos brasileiros quem não conhece alguém que usa ou usou substâncias entorpecentes? Quem não leu notícias como está:

´´Após consumir drogas, menor morre no Ibura. A vítima é irmã de garota de 11 anos que faleceu de overdose

Publicado em 05.01.2011, às 03h03

Após consumir drogas com uma turma de amigos, a adolescente Valdilene Ferreira Nunes, de 17 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (5). Há suspeitas de que a adolescente faleceu por overdose. Valdilene é irmã da menina Rafaela, de 11 anos, que morreu, no último dia 26 de dezembro, também em decorrência do consumo de entorpecentes.
Valdilene Ferreira, que estava grávida de dois meses, chegou à Policlínica Arnaldo Marques, no bairro do Ibura, já sem vida. Ela foi levada para a unidade de saúde por outros cinco menores, três homens de 14, 16 e 17 anos; e duas mulheres, de 15 e 16 anos de idade. Uma das garotas também é irmã de Valdilene.``
 Fonte: JC Online

 Assim como é mais do que comuns vermos, campanhas antidrogas, camisetas onde se ler ´´sou careta não uso drogas``. Então porque será que a venda de drogas é altamente lucrativa? Porque tantas pessoas morrem de overdose no nosso país? Porque tantas vidas destruídas?
  Conheci uma ex usuária de drogas e segundo ela as campanhas contra o uso de drogas não alcançam seus objetivos por serem incompletas ao afirmarem simplesmente que ´´ droga é uma droga``, segundo ela a sensação que a mesma provoca é maravilhosa, se não fosse ninguém ficaria viciado! Por isso o que deveria ser divulgado nas campanhas é que a sensação será maravilhosa e que te dará a falsa ilusão que na hora que você quiser parar conseguirá, mas a verdade é que não vai parar porque ninguém quer deixar de sentir prazer! E é assim que você vai se tornará um dependente químico.
  Na minha opinião a forma como a droga é combatida no Brasil é errônea pois busca  combater a conseqüência e não a causa do problema (como quase tudo no Brasil), quando se combate o tráfico de entorpecentes a polícia está na verdade enxugando gelo como diria o filosofo Cardinot, pois o que não falta aos traficantes é substituto e fornecedor, a única coisa que pode combater as drogas é a falta de consumidores, é a conhecida relação entre oferta e demanda, enquanto houver quem compre existirá quem venda.
  Por tanto os investimentos do Estado devem girar principalmente em torno das campanhas de conscientização e educação da população, é a vigilância da família, é não acreditarmos que essas coisas só vão acontecer com os nossos vizinhos e nunca com nossos familiares, é pararmos com essa mania que nós jovens temos de achar que nada de ruim vai nos acontecer, pararmos de fugir dos nossos problemas pois estes vão nos seguir onde quer que estejamos!
   Não usemos drogas pela primeira vez, de certo vamos gostar, quem já está usando e acha que quando quiser parar conseguirá faça um teste pare agora e depois me conta por quantos dias agüentou ficar sem ´´relaxar``.
  Peguei no wikipédia as principais causas que levam alguém a consumir droga:
 §                     Problemas pessoais, sociais, financeiros;
§                     Influência de amigos,assim como da sociedade e publicidade de fabricantes de drogas lícitas;
§                     Sensação imediata de prazer que produzem;
§                     A facilidade de acesso e obtenção;
§                     Desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades;
§                     Estimular;
§                     Acalmar;
§                     Ficar acordado ou dormir profundamente;
§                     Emagrecer ou engordar;
§                     Esquecer ou memorizar algo;
§                     Fugir ou enfrentar;
§                     Inebriar;
§                     Inspirar;
§                     Fortalecer;
§                     Aliviar dores, tensões, angústias, depressões, solidões;
§                     Aguentar situações difíceis, privações e carências;
§                     Encontrar novas sensações, novas satisfações ,novas perspectivas;
§                     Sentimento de Poder e sentir-se acima dos outros
§                     Busca por auto-conhecimento


Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário