quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O problema do Brasil é a falta de educação doméstica!

Professor é agredido por aluno descontente com nota


O professor de história Henrique Virgínio de Souza, 28 anos, foi agredido com um soco no olho na tarde dessa quinta-feira (6), na escola estadual Poeta Manuel Bandeira, Ilha do Leite, Centro do Recife. Após ser informado pela diretora do colégio que seria reprovado em 4 disciplinas, o aluno Emaxwel Robson Coutinho dos Passos, 24 anos, dirigiu-se à sala dos professores e atacou Henrique.
 "A minha sorte é que ele não estava armado", disse o professor, que estava sentado de costas para a porta quando o agressor, aluno do 3º ano do Ensino Médio, entrou. "Eu estava preenchendo as cardenetas quando senti dois tapas na minhas costas. Ao me virar só vi o soco vindo em minha direção", contou Henrique. Ele foi levado para a Policlínica de Afogados e depois ao Hospital Getúlio Vargas, mas já foi liberado. O aluno fugiu do local. Antes de sair, afirmam testemunhas, ele teria dito que voltaria para "acertar as coisas".
 Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, uma viatura da Patrulha Escola realiza rondas periódicas no bairro. A escola também contaria com policiamento a pé, mas, na hora da agressão, não havia policiais no local.
 A Secretaria de Educação do Estado informou que vai atender a solicitação do professor e removê-lo para outra escola. "Estudei 4 anos para isso (lecionar) e não é por causa de um marginal que vou deixar de dar aula. Apenas não me sinto seguro de voltar para lá (escola Manuel Bandeira)", garante a vítima do ataque.
 A Gerência Regional de Educação Recife Norte (GRE) afirma que vai reunir o Conselho Escolar, os pais de Emaxwel e o estudante para "analisar o caso e tomar as medidas cabíveis (...), ressaltando que a escola é um ambiente de aprendizagem e não de punição".
                                                                       Fonte: JC Online

   Eu sou do tempo, e não faz muito tempo pois terminei o colegial em 2004, e a faculdade no ano passado, em que os alunos respeitavam e muitas vezes temiam os professores.
  É claro que sempre existia aquele aluno mal educado que tentava ´´ engrossar`` pra cima do mestre mais acabava tendo sua atitude reprimida pelos próprios colegas, ou, pela direção da escola que muitas vezes até expulsava o aluno.
  Minha mãe conta que no tempo dela o aluno que era expulso de um colégio não era mais aceito em lugar algum, a exemplo de um tio meu, que por sinal já enchia a cara na adolescência, e escreveu em um cartão de dias das mães que a professora havia mandado confeccionar, que iria presentear a mãe com uma garrafa de cachaça (e olha que minha avó era evangélica e daquelas duronas), sabem o que aconteceu com meu tio? Foi expulso do colégio e não foi admitido em nenhuma outra instituição.
   Fico me perguntando o que era feito naquela época com aluno que ousasse agredir um professor!
   Assisti no noticiário que no sindicato dos professores aqui de Pernambuco são denunciadas em média 80 agressões sofridas por professores pelos seus alunos , na ocasião uma professora declarou que o grande problema é a ausência dos pais nas escolas visto que estes só aparecem no ato da matrícula e quando os filhos são reprovados.
  Na minha época de escola minha mãe deixou de freqüentar as reuniões de pais e mestres ela alegou não suportar aquele ´´bando de pais e mães que não conhecem os filhos que tem`` é que segundo ela quando os professores relatavam o mal comportamento do aluno, os pais diziam que o professor estava mentindo e que perseguia a criança!
 Eu acredito que essa falta de respeito não apenas com os professores mais com as pessoas de um modo geral, se da à falta de educação, mais não é de educação fornecida pelas escolas que estou falando, pois não é desta o dever de ensinar  a respeitar o próximo, mas dos pais que ao contrário do que fazem jogando suas responsabilidades para escolas deveriam arranjar tempo na agenda para olhar os próprio filho antes de criticar o filho do vizinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário