sexta-feira, 29 de julho de 2011

“QUEM MATOU SALOMÃO HAYALLA?”.

Está prevista para ir ao ar no dia 4 de agosto a cena em que Salomão Hayalla (Daniel Filho) será assassinado em O Astro, deixando no ar a famosa pergunta: “Quem matou Salomão Hayalla?”.
Em 1977, quando a trama de Janete Clair foi exibida, a pergunta parou o Brasil, foi a primeira vez em que uma novela usou o hoje mais do que manjado “quem matou?”.
Em seu Twitter, Renata Dias Gomes recentemente descreveu uma situação curiosa. A roteirista contou que seu avô Dias Gomes constantemente se apresentava ao DOPS (Departamento de Ordem Política Social) para explicar possíveis atos de subversão em seus textos. Em uma das tais visitas, o autor, após se defender, foi liberado por um dos militares, que aproveitou e perguntou quem havia matado Salomão.
Outra situação curiosa houve diante do general Ernesto Geisel, presidente do Brasil durante o tempo em que “O Astro” estava no ar, e o autor Carlos Drummond de Andrade. Geisel perguntou de quem era a autoria do assassinato de Hayalla a Daniel Filho, que na primeira versão era o diretor da trama. O assunto era tratado como segredo de estado. Por fim, assim que o capítulo final foi exibido, Drummond, em sua coluna no Jornal do Brasil, disparou: “Agora que O Astro terminou, vamos cuidar da vida, que o Brasil está lá fora esperando”.
Na reta final de “O Astro”, foi constatado que o assassino de Salomão era Felipe Cerqueira. Hoje  defendido por Henri Castelli mas os autores do remake, Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro,  já afirmaram que o assassino será mudado.
Eu nasci em 1986 e já perdi a conta de quantas vezes já ouvi falar sobre essa pergunta, agora com o remake da trama estou tendo a oportunidade de saber de onde vem todo esse interesse.
Não sei se os autores vão realmente mudar o final ou se estão afirmando isso apenas para manter a expectativa do público mas se não for Felipe aposto como assassino de Salomão, Samir (Marco Ricca)


Nenhum comentário:

Postar um comentário