quinta-feira, 14 de julho de 2011

Calaram a boca das vítimas da ditadura em Amor e Revolução

Acho que já faziam mais de duas semanas que eu não assistia Amor e Revolução, na última terça-feira resolvi dar uma olhada pra ver em que pé a história anda.
Bem a história continua no mesmo pé, o que é péssimo para uma novela, como assim nada mudou em duas semanas? Mas algo chamou minha atenção: aqueles depoimentos superfortes, mas importantes, que são mostrados no fim de cada capítulo não foi exibido, pensei que houvesse sido por uma questão de atraso na programação ou porque a fonte secou, ou seja, não havia mais depoimentos inéditos.
No entanto, hoje li na coluna Outro Canal da Keila Jimenez, que os depoimentos foram cortados em definitivo pela direção de SBT o motivo, segundo a emissora, é de que nenhum militar ou ex-militar aceitou dar depoimento para a novela e sendo assim só era mostrado um lado da história o que segundo a mesma não é justo, então resolveram parar de mostrar.
O curioso é que a direção do SBT resolveu mexer na obra de Tiago Santiago, mas só onde não devia, cortaram o romance lésbico, que era o único "romance" que existia na trama e agora tiraram os depoimentos sempre interessantes, nunca vou me esquecer de um em que uma mulher relatando a tortura que sofreu afirmou "nós eramos torturados com música sertaneja bem alta", eu entendi que o que ela quis dizer é que colocavam música alta durante as sessões de tortura a fim de abafar os gritos e que por acaso essa música era sertaneja, mas do jeito que ela falou (provavelmente pelo nervosismo ao relembrar momentos tão terríveis) ficou parecendo que a tortura era ouvir música sertaneja alta!
Apesar de um depoimento triste não consegui evitar a risada!
Quanto ao fato do SBT achar que a decisão é justa, deixa eu ver se entendi: os militares se recusaram a falar, provavelmente porque não tinham o que dizer, mas tudo bem, todos tem o direito de permanecerem calados, mas calar as vítimas da ditadura para "respeitar" os militares, não é....... ditadura?

2 comentários:

  1. Realmente essa novela não é nenhuma revolução
    !!!

    ResponderExcluir
  2. É uma revolução sim, mas de como NÃO fazer novela1 Cada capítulo é pior que o outro e eu curiosa pra saber no que isso vai dar, assisto! #aloka

    ResponderExcluir