domingo, 27 de março de 2011

Filme: Um Caminho de Luz


Hoje assisti um filme sobre o qual nunca havia ouvido falar mas minha tia deixou aqui em casa ontem e resolvi conferir.
O filme espanhol Um Caminho de Luz (titulo original Camino) é baseado na história de Alexia González – Barros. No filme, Camino ( Nerea Camacho) uma extraordinária menina de onze anos enfrenta ao mesmo tempo dois acontecimentos que são completamente novos para ela: se apaixonar e morrer.
A Menina doce que ama incondicionalmente sua mãe Glória (Carme Elias), seu pai José (Mariano Venâncio) e sua irmã mais velha Nuria (Manuela Vélles), tem um tumor raro e extremamente agressivo, que começa a destruir sua vida e vai lhe privando, passo a passo e com dolorosa precisão, cada uma de suas ilusões. Mas Camino é uma luz brilhante capaz de atravessar cada uma das portas que vão se fechando diante dela, que pretendem inutilmente deixar na escuridão o seu desejo de viver, amar e sentir-se definitivamente feliz.Além disso o filme faz uma dura crítica a vertente mais radical da igreja católica. 
O filme tem um pouco mais de 2hs e acho que passei as últimas 1: 30 chorando sem parar, nunca chorei tanto assistindo um filme é emocionante e triste demais.
A mãe de Camino é uma beata e se agarra na religião para enfrentar a dor, o pai é dominado pela esposa e a irmã, uma espécie de freira, parece ter recebido uma lavagem cerebral no retiro espiritual em que vive.
Pra mim um dos pontos mais interessantes e tristes do filme é que a menina se apaixona por um garoto chamado Jesus (Lucas Manzano), então em várias passagens do filme ela diz que ama Jesus, que quer vê-lo e todos pensam que ela está se referindo a Jesus Cristo, a última imagem que ela vê é um pôster no qual está escrito ´´Jesus te Ama``.
Esse filme é muito, muito, muito triste e lindo então sinceramente nem sei dizer se recomendo ou não, então vou dizer assim, quem quiser se emocionar BASTANTE não deixe de conferir.

25 comentários:

  1. Nunca chorei tanto em um filme... essa menina vale ouro e ensina tudo de bom para jovens e adultos, no que se refere a fé e ao amor!

    ResponderExcluir
  2. "...Esse filme, foi o melhor q assisti em toda minha vida... Essa é uma lição d vida na qual nois devemos seguir esse exemplo, tem pessoas q sofrem e poir isso deixam Deus d lado e essa menina apesar d tudo nunca esqueceu Deus....

    ResponderExcluir
  3. completamente emocionada com o filme,vale muita a pena ve-lo!

    ResponderExcluir
  4. quase desidratei! Muito triste...

    ResponderExcluir
  5. Nossa! tô com dor de cabeça de tanto chorar! lindo e triste!

    ResponderExcluir
  6. Chorei demais, ele é muito lindo, mas não entendi se ela estava em processo para ser considerada uma santa pela igreja católica.

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ver o filme, 12.06.2012 sem duvida é um filme muito lindo, mas me fez pensar muito de diversas formas...Questiono o que é fé e o que é vocação. Acho que ela tinha uma mãe tão "bitolada" que por algum motivo só pensava em entregar as filhas pra Jesus, como se fosse forma de "missão comprida". Uma mãe que pensava egoisticamente. E até onde entendi, o Jesus ue ela amava, não era Jesus Cristo e sim o Jesus filho da doceira...Ai penso que sempre acreditamos no que é mais facil ou esta ao alcance do nossos olhos.... sei lá...achei estranho ela estar em processo de beatificação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd, a mãe dela é "bitolada", senti pena foi do pai da menina. Os unicos sãos eram o pai e a manina.

      Excluir
  8. O filme Um caminho de luz a minina fala que na cinderela o começo é triste e o final eles vivem felizes para sempre e o que aconteceu com camino foi aucontrario na vida dela no começo era tudo feliz mas no fim foi feliz pra ela que teve uma imaginação com jesus filho da mulher da doceria:quando a mãe dela falava que jesus amava ela e que camino amava tanto jesus não era jesus cristo era jesus o filho da mulher da doceria com quem ela se apaixonou emocionalmente:eu cheguei ate a chorar é muito triste esse filme e até hoje eu não tirei ele da minha cabeça:O menino jesus com quem camino se apaixonou era muito lindo foi muito triste saiu muitas lagrimas do meu rosto.

    ResponderExcluir
  9. Camino era uma jovem muito bonita:e na primeira vez que ela viu o menino jesus filho da mulher da doceria ela se apaixonou por ele mas comfeço nunca chorei tanto de um filme na minha vida é o melhor dos melhores que eu assisti vale muito apena assistir esse filme:nós temos que seguir os paços dessa menina ela é uma menina muito preciosa meus olhos saiu tanta lagrima no final que ela morreu de cancer parecia que estava acontecendo com ums dos meus parentes chorei muito:Essa historia tem muitos fatos reais:temos que tomar muito cuidado para não termos cancer:

    ResponderExcluir
  10. EU JÁ ASSISTI NA MINHA ESCOLA E TODOS CHOROU ,SÓ VIA LÁGRIMA CAINDO. E É MUITO LINDOO ASSISTEM NÃO PERCAM.

    ResponderExcluir
  11. Acho que é uma unanimidade aqui que esse filme é capaz de desidratar uma pessoa!

    ResponderExcluir
  12. naum gostei do filme poistenho certeza que a vontade de Deus naum é que as pessoas sofram para mostrar a ele o quanto a amam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reamlmente Deus não quer que sofremos, porém, devemos amá-lo sempre apesar do sofrimento.

      Excluir
  13. ontem assistir o filme caminho de luz chorei muito é triste saber que é um fato real

    ResponderExcluir
  14. gostei muito desse filme

    ResponderExcluir
  15. Na hora do enterros do pai e da filha eu não me aguentei e chorei muito pior de tuido que foi na sala de aula ,detalhes :sou aluno de psicologia, mas é isso mesmo me emocionei não vou fazendo faculdade pra ser um super homem.

    ResponderExcluir
  16. entendo que pelo sofrimento da menina, não se justifica processo de beatificação por parte da igreja católica, visto que outras pessoas sofrem tanto quanto ou mais do que a menina. Em momento nenhum da vida da garota ela faz algum milagre que justifique sua beatificação. Acho que existe neste caso, mais forçação de barra por parte da família e, principalmente por parte da igreja católica

    ResponderExcluir
  17. eu já assistir é muito muito muito triste eu chorei ela tem uma dor na costa ela fica com cancer e ela é muito bonita

    ResponderExcluir
  18. eu já assistir é muito muito muito triste eu chorei ela tem uma dor na costa ela fica com cancer e ela é muito bonita

    ResponderExcluir
  19. eu já assistir é muito muito muito triste eu chorei ela tem uma dor na costa ela fica com cancer e ela é muito bonita

    ResponderExcluir
  20. eu já assistir é muito muito muito triste eu chorei ela tem uma dor na costa ela fica com cancer e ela é muito bonita

    ResponderExcluir
  21. foi o filme mais bonito que eu já vi me segurei pra não chora mais não aguentei e muito emocionante so e uma pena pois seria maravilhoso se a menina ficase viva para poder ficar com jesus o menino porquem ela se apaixonou ele também gostava dela se a[ela melhorasse no filme e ficase curada eu acho que seria muito melhor mais não choraria tanto mais ainda prefiria que ela ficase viva e se recuperasse,alias foi muito triste o pai dela ter morrido da quele jeito orrivelo acho que ele era a pessoa mais legal do filme ele so queria alegrar a filha foi uma pena.

    ResponderExcluir